Imprimir em casa ou na gráfica, qual é mais barato?
Se você tem dúvidas se imprimir na gráfica é realmente mais vantajoso do que comprar uma impressora e imprimir em casa, esse post é para você.
Impressão em gráfica é mais barato que imprimir em casa porque os custos de maquinários e impressão são fracionados com centenas de clientes.
Impressoras domésticas como o próprio nome já diz, é para uso doméstico, portanto, limitado. Elas não são preparadas para impressões de alta qualidade, muitas nem aceitam todo tipo de papel, apenas o sulfite A4.
O custo com impressões caseiras ainda depende do tipo de cartucho que você terá que abastecer sempre e em geral comprar sempre do original, já que as configurações de fábrica das impressoras são programadas para funcionar melhor com o cartucho original e reduzem drasticamente o uso de outros cartuchos.
A qualidade de uma impressora profissional, que são bem maiores que as impressoras domésticas permitem todo tipo de impressão, você ainda conta com a orientação do profissional da gráfica.
Mesmo em gráficas online, que podem cobrar o custo do frete, a quantidade de impressões de uma gráfica supera a quantidade de impressões que um cartucho de uma impressora caseira pode suportar. Além de que em gráficas, quanto maior a quantidade de impressos, maior o desconto aplicado.
Hoje em dia a comodidade de receber os materiais em casa superam a comodidade ‘seletiva’ de ter uma impressora caseira.
Impressoras caseiras são boas e práticas para impressões simples e esporádicas em A4 e preto e branco, caso contrário, quase sempre imprimir e encadernar uma apostila colorida, por exemplo, em uma gráfica vai compensar bem mais