Whatsapp

Home office: desafios e dicas de quem trabalha de casa



Trabalho de casa. Na tradução literal é isso que significa home office. Mas o termo abrange um conceito maior. O home office permite trabalhar de qualquer lugar que não seja a empresa. Ou seja, pode-se trabalhar na mesinha de cafés, lanchonetes, padarias, da biblioteca da cidade, de qualquer lugar que você quiser... e de casa.
 
Para quem mora sozinho, o home office não é tão desafiador. O ambiente é silencioso e não tem ninguém para interferir no momento de trabalho. Mas e para quem mora com a família, amigos, em repúblicas ou pensões? Como conciliar a linha tênue e invisível para os outros moradores entre o seu espaço e horário de trabalho com as interrupções, chamadas e barulhos da casa?


 
O desafio é para todos. Quem trabalha tem que compreender que a situação é nova e inesperada para todo mundo, e, portanto, talvez os moradores não saibam lidar com isso a princípio. Já o trabalhador deve saber respeitar os próprios horários, lidar com as intervenções alheia e com a própria mente, que pode querer sabotar de alguma forma o novo cotidiano.
 
Três pessoas que trabalham nesse modelo de home office falam quais são os desafios e dão dicas para quem trabalha ou vai trabalhar de casa.
 
Desafios do home office

A técnica de edificações Juliana Oliveira, de 30 anos, trabalha no setor de manutenção civil no metrô de São Paulo. A função tem a parte administrativa, na qual o trabalho é feito no computador e a parte de fiscalização de obras, que é o trabalho de campo. A solução da empresa foi estabelecer rodízio de home office. Essa semana Juliana está trabalhando de casa, enquanto nas próximas duas semanas seguintes, ela volta com o trabalho de campo e o outro técnico vai para o home office. O rodízio não tem data para acabar.
 
Para minimizar o tempo de percurso, Juliana foi remanejada para uma estação mais perto de casa, o que segundo ela, ajudou muito no tempo que leva dentro do transporte público.
 
Sobre trabalhar de casa, para ela é um desafio novo. Estabelecer uma rotina é a dica, mas assume que a maior dificuldade é a de se concentrar.
 
Em casa são muitos estímulos. Tem a família conversando, som da tv ligada, o cachorro seu ou do vizinho e por aí vai.
 
Já Leonardo Siqueira, advogado de 28 anos, trabalha home office há 5, mesmo assim diz que a disciplina é um desafio.
 
A organização é o desafio citado por Thassia Andrade, de 34 anos, analista de marketing digital. Há 3 anos no home office ela ainda encontra dificuldades para se organizar, embora saiba na teoria exatamente o que fazer.


 
Concentração, disciplina e organização

Como todo trabalho, concentração, disciplina e organização são essenciais. Porém, foram apontados pelos entrevistados como os maiores desafios do home office. E não é difícil entender.
 
A cena é essa, dos três apenas Leonardo tem um escritório em casa, e mesmo assim diz enfrentar dificuldade. Compreensível, afinal, a cozinha está há um minuto do escritório. Mesmo em casa, ele tem horário para iniciar e terminar o trabalho. Mas o escritório está dentro de casa, a mente sabota, os 5 minutinhos podem virar muito mais. A pausa para o lanche é mais fácil de ser extrapolada.
 
Resolver algo pessoal dentro do horário de trabalho é comum, por isso, a dificuldade em manter a disciplina.
 
Para Thássia, o “office” fica no quarto. Ela até construiu um banheiro no quarto para se concentrar mais naquele ambiente, mas com a mãe dona de casa e a irmã aposentada, a dificuldade é fazê-las entender que o quarto é o escritório dela.
 
As interrupções são praticamente inevitáveis. Se chega visita, a interrupção é certa. A mãe não vê problema em levar a visita para cumprimentar a filha. O ato é inocente, claro. Mas a filha vira e mexe tem que lembrar a mãe que está trabalhando. Já aconteceu de no meio de uma reunião em vídeo, a mãe chegar no quarto oferecendo cafezinho. Depois dessa, toda vez que vai entrar em reunião, ela avisa a casa toda que não poderá ser interrompida de forma alguma.
 
O expediente em casa é o mesmo que num escritório. Mas por algum motivo, familiares têm alguma dificuldade em entender que a pessoa está em casa, mas não está disponível para conversar, ajudar com as compras, ir à mercearia, ou qualquer que seja o motivo da interrupção. Pelo menos, não durante o expediente.
 
Expediente é o horário de início e fim do trabalho. A sabotagem do profissional pode começar em não respeitar o horário estabelecido. Não importa se você trabalhe para você ou para uma empresa. Estabeleça o seu horário e deixe ele bem claro para você e para os moradores.



Produtividade em risco

O home office tem seus desafios, mas também suas vantagens. E aí é que está o desafio maior, querer aproveitar as vantagens ao máximo.
 
Tem gente que pensa que no home office vai poder acordar mais tarde, de fato vai se você economizar tempo dentro do transporte público e usar esse tempo para dormir mais. O problema está em saber lidar com as tentações e as distrações. A geladeira está perto, o cachorro ou o gatinho também, se tiver criança em casa fica ainda mais difícil.
 
Uma fugidinha para ir ao mercado no horário de trabalho, uma pausa longa no meio da tarde e o pensamento de “eu compenso trabalhando até mais tarde” podem prejudicar a sua produtividade. Saiba manejar bem o tempo e as obrigações.
 
Contudo, atente-se às dicas de quem está passando por isso e sabe o que fazer para não perder em produtividade!
 

DICAS para não perder a produtividade no home office
 

  1. • Pijama e home office não combinam

  2.  

Fazer do pijama o uniforme de trabalho é uma autossabotagem ao cérebro. A longo prazo pode prejudicar a autoestima e influenciar o comportamento à preguiça. Vista-se normalmente, arrume-se como se fosse sair para trabalhar, claro não precisa colocar terno e gravata ou se maquiar se não quiser, mas esteja apresentável. Uma reunião pode surgir a qualquer momento e não dá para pedir um tempo ao chefe porque você precisa se arrumar.
 

  1. • Organize seu local de trabalho

  2.  

Separe um canto para trabalhar. Não importa onde fique a sua mesa. Organize-a e deixe ela a sua cara. Faça desse canto o mais parecido possível com uma mesa de trabalho. Deixe todos os materiais que precisa próximos para não ter que ficar procurando pela casa e se distrair nesse caminho.
 

  1. • Notebook na cama? De jeito nenhum

  2.  

Assim como trabalhar de pijama não é boa ideia, trabalhar na cama ou no sofá também não. Esse hábito vai afetar a sua produtividade, o corpo vai doer mais, a vontade de deitar vai aumentar e a sua coluna vai sentir o impacto disso depois. Uma cadeira é sempre a melhor opção. Se puder invista numa cadeira de escritório.
 

  1. • Tenha uma agenda e organize as atividades do dia

  2.  

Seja de papel ou digital. No Excel ou no Google Agenda. Organize seu dia planejando-o com antecedência. Isso evitará que perca tempo e energia pensando nas prioridades. Tire um tempo após o expediente para programar o próximo dia ou escolha um dia como a sexta-feira ou o final de semana para planejar a próxima semana.
 

  1. • Estabeleça seus horários e programe o despertador para as pausas

  2.  

Horário inicial, horário final, horário de almoço e até a pausa da tarde. Siga rigorosamente e perceberá que com o tempo isso vai se naturalizar.
 

  1. • Coloque o celular em modo silencioso

  2.  

Desative as notificações e silencie seus dispositivos móveis sempre que possível, principalmente notificações de redes sociais. Isso vai evitar acessos constantes. Se precisa usar o WhatsApp profissionalmente, estabeleça horários para responder as mensagens, use os últimos 15 minutos de cada hora para isso.

 
Seja responsável com a sua produtividade e tire boas vantagens do home office
 
Lembre-se você é seu próprio supervisor no home office e o maior responsável pela própria produtividade. Nossa casa é cheia de interferências e ruídos. Seja determinado (a) quanto aos horários e conseguirá usufruir das vantagens.
 
Flexibilidade, liberdade de atuação, rotina mais saudável livre de trânsito e transporte coletivo e principalmente menor exposição de riscos à saúde.
 
Exponha a situação a todos os moradores e peça a colaboração deles. Lembre-os que home office não é férias, é o seu serviço que está em jogo.
 
Pode ser difícil no começo, mas ponha em mente que é totalmente adaptável. Aos poucos seu corpo vai se habituar ao novo ritmo e os moradores vão aprender a respeitar seu horário e espaço.
 
E essa é uma modalidade de trabalho que só vai aumentar. Mas vai se dar bem quem souber manter a produtividade.
 

Patrícia Rezende

GRAFICA GIGIO LTDA. CNPJ: 32.300.767/0001-22
MOGI PLAZA, BOX 91. RUA CASAREJOS, 271 - VILA MOGILAR
MOGI DAS CRUZES / SP - CEP: 08773-300
Fixo (11) 4790-8000
WhatsApp (11) 95034-4010
contato@gigiografica.com.br
Atendimento em dias úteis, de 2ª à 6ª-feira, das 8:00 às 18:00 horas
Gráfica Gigio