A importância de incluir uma opção vegan no cardápio do seu restaurante
Com certeza você já ouviu os termos vegetariano e vegano. Mas você sabe a diferença entre eles? Explicando de forma bem resumida vegetariano é aquele que exclui da sua alimentação a ingestão de todos os tipos de carne (peixe, carne vermelha, frango, porco). Já o vegano é aquele que além de não consumir carne, não consume qualquer alimento ou produto de origem animal. Neste caso, elimina da alimentação o ovo, o leite e qualquer alimento que derive destes. O vegano vai além não adquirindo produtos de couro, por exemplo, ou que tenham sido testados em animais.
É inegável o crescimento significativo dos adeptos ao vegetarianismo e veganismo, sendo de suma importância que o mercado acompanhe e se adeque a nova realidade dos consumidores.
Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência em 2012, 8% da população brasileira se declarava vegetariano. Em abril de 2018 esse índice subiu para 14%, o que demonstra um crescimento extremamente relevante.
Celebridades como Xuxa Meneghel, Tata Werneck, Anitta, Isabella Drummondo, Luisa Mel, dentre vários outros já declararam ter retirado a carne da alimentação. No cenário internacional destacam-se nomes como de Brad Pitt, Paul McCartney, Adele e Ariana Grande.
Hoje esse número é ainda maior, pois muitos famosos passaram a compartilhar informações sobre vegetarianismo e veganismo em suas redes sociais, o que ajudou a propagar a informação para milhões de pessoas e quebrou a suposição de que não é possível viver sem o consumo de carnes e demais produtos de origem animal.
Diante de um cenário de ascensão de pessoas que estão eliminando o consumo de carnes de sua alimentação é importante que o comércio se adapte e ofereça opções alternativas para esse grupo que cresce desenfreado.
Assim, é conveniente que restaurantes, bares e lanchonetes incluam em seus cardápios opções vegetarianas e veganas para atender, por exemplo um casal, uma família ou até mesmo um grupo de amigos que tenha um membro com tal restrição.
Já parou para pensar que entre um local que forneça opção vegetariana e outro que não tem essa preocupação, um grupo que esteja com um membro vegetariano irá escolher um lugar que atenda a todos? Pois então, FICA A DICA!
E se está na dúvida se inclui uma opção vegana ou vegetariana, escolha a opção VEGANA, pois conforme mencionado, o vegano possui um restrição maior por não ingerir nenhum produto de origem animal. Desse modo, se escolher uma opção vegana vai atender também os vegetarianos e todos vão ficar muito felizes.
Dicas para melhorar sua página no Instagram
Defina seu público-alvo
Uma organização que tenta agradar todos os consumidores existentes no mundo acaba não agradando ninguém, pois cada consumidor possui desejos e necessidades específicas.
A maior parte de seus clientes é formada por homens ou mulheres?
Qual a idade dos seus clientes, e como cada grupo se comporta diante de cada produto ou serviço oferecido na sua organização?
Sejam quais forem as perguntas que você ou o profissional de marketing aconselhar, quando você define seu público-alvo fica mais fácil criar a comunicação da sua empresa e levar a mensagem correta para cada grupo de consumidores.
Entenda que cliente é diferente de seguidor
Você prefere uma rede social com 10.000 seguidores com 50 clientes ativos, ou uma rede social com 100 seguidores e 80 clientes ativos?
O Instagram é uma ótima opção para diversificar seus investimentos em publicidade. Uma rede social empresarial muitas vezes não recebe um volume expressivo de curtidas ou seguidores, mas pode se comunicar com milhares de pessoas. Não perca o foco das suas postagens, nem do seu público-alvo, e entenda que é melhor ter uma página com 100 seguidores e 80 clientes ativos, do que ter uma página com 10.000 seguidores mas apenas 50 clientes ativos.
Crie uma estratégia, crie conteúdo autêntico e siga essa estratégia
Sabe aqueles perfis que postam em excesso e você acaba deixando de seguir? Ou perfis que ficam meses sem postar nada, e de repente começam a postar sem parar? Ou que as postagens são aquelas postagens comuns que vemos em tantos outros perfis? Isso tudo é resultado de tentar criar algo sem muita objetividade, sem certo direcionamento, e utilizando uma linguagem que não é a indicada para o seu público. Uma linguagem formal demais para jovens ou uma linguagem informal para empreendedores são passos dados na direção errada.
Instagram Ads x Influenciador digital
Anunciar no Instagram e contar com a ajuda de influenciadores são meios para atingir o público certo. Através do Instagram Ads é possível promover suas postagens para grupos maiores de consumidores. E contar com a ajuda de influenciadores também é uma ótima opção, desde que seja analisado algumas questões, como a localização dos seguidores, por exemplo; se a sua empresa presta um determinado serviço para uma região específica, é importante que os influenciadores possuam uma grande parte de seguidores nessa região que você pretende atingir. Assim como idade entre outros detalhes também devem ser levados em consideração.
Foto ou vídeo?
Na dúvida invista nos dois, mas como muitas empresas possuem certas limitações e decidem utilizar as redes sociais mesmo com menos recursos, acabam optando somente por fotos e textos. Postagens em vídeos são mais dinâmicas, mas nem sempre há recursos para isso, então para fidelizar seu público em suas redes sociais somente com postagens em fotos, crie conteúdo autêntico, de altíssima qualidade e com objetividade.
Acesso gratuito ao judiciário
Está com um problema que não conseguiu resolver amigavelmente e pretende entrar com uma ação, mas não possui recursos financeiros para isto? Saiba que há mecanismos de acessar o poder judiciário sem ter gastos com advogado.
Uma das melhores maneiras de conseguir orientação e acompanhamento jurídico gratuito é procurando a Defensoria Pública. Esta instituição presta assistência judiciaria gratuita para pessoas que se enquadrem nos critérios de necessitado delimitado por esta. Em regra famílias com renda não superior a 3 (três) salários mínimos podem buscar a instituição para atendimento.
Para as cidades paulistas que não possuam uma unidade da Defensoria Pública, o serviço é prestado pela OAB/SP, devendo o interessado buscar a subsecção da OAB em sua cidade.
Outra forma eficaz de ter acesso ao judiciário de forma gratuita é por meio dos Juizados Especiais.
Desde que o valor da causa não exceda a 20 salários mínimos o interessado pode ingressar com a ação no Juizado Especial sem assistência de advogado. Acima desse valor é necessária a assistência de um advogado, mas ainda assim não há gastos com custas processuais, gastos estes que só serão cobrados caso a parte perca o processo e tenha interesse em recurso.
Podem acessar o judiciário por meio do Juizado Especial toda pessoa física maior de 18 anos e as pessoas enquadradas como microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte na forma.
Os interessados devem procurar o Juizado Especial da sua cidade para relatar o problema à Secretaria do Juizado, sendo em seguida instaurado o processo.
MARKETING, PUBLICIDADE E VENDAS
Por Bernardo Pacheco Kikuthi
Marketing é o processo usado para determinar quais produtos ou serviços vão interessar os consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
A finalidade do marketing é criar valor e satisfação ao cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido.
O marketing é a arte de descobrir oportunidades. O profissional que atua nessa área, dentro de uma organização, é responsável principalmente por fortalecer a marca corporativa, proporcionar uma medida de responsabilidade entre os setores da organização para evitar desperdícios financeiros, identificar novas oportunidades e as mudanças no panorama dos consumidores. O profissional em marketing, em resumo, fornece um ponto de vista mais orientado ao consumidor em todos os níveis de uma empresa.
Alguns profissionais confundem vendas com marketing. Deve haver um alinhamento e integração entre ambas as situações, mas não misturá-las. O marketing prepara a marca, planifica, ou seja, organiza algo dentro de um plano, implica em ter um ou vários objetivos a cumprir, juntamente com as ações requeridas para que esses objetivos possam ser alcançados.
Por sua vez, os planos de vendas ficam sobre a responsabilidade dos vendedores. Os vendedores e os profissionais que farão a venda efetiva dos produtos ou serviços são aqueles que utilizarão das estratégias fornecidas pela equipe de marketing, para que forneça valores aos consumidores superando suas expectativas, e não apenas entregando aquilo que o consumidor já espera receber.
Já a palavra publicidade teve origem no latim publicus, que quer dizer público, e em todo o tempo constituiu o ato de divulgar ou de tornar público. O propósito da publicidade é uma mensagem a ser alcançada para o único proposito de vender.
Alguns empreendedores possuem dificuldade em compreender a importância da publicidade para sua organização, e quando decidem investir, ao invés de procurar por um profissional especializado na área ou contratar uma agência para realização do serviço, decide executar sozinho, sem conhecimento no assunto, tornando a comunicação falha e desperdiçando recursos financeiros, e por consequência, na maioria das vezes deixando de gerar o resultado planejado. Uma das maiores dificuldades que os empreendedores possuem quando necessitam aumentar sua participação no mercado está na identificação dos problemas, tanto no ambiente interno, ou seja, dentro de sua organização, quanto no ambiente externo, nos fatores no macro ambiente, forças externas as quais a organização não pode controlar, para isso, pode ser realizada uma análise que envolve fatores políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais.
Qualquer negócio deve visar lucro e retorno sobre o investimento realizado em publicidade, e para os pequenos negócios, é de suma importância que se almeje o máximo desse retorno devido as suas limitações financeiras, afinal, a única maneira que será realizada a entrada de dinheiro será através das vendas, estas que são orientadas através do setor do marketing, mas que dependerão do sucesso da publicidade para o efetivo sucesso.
Bernardo Pacheco Kikuthi é um empresário, administrador, MBA em Marketing e Vendas, e MBA Executivo em Gestão Estratégica de Publicidade e Propaganda.