Whatsapp

Psicologia das cores: saiba o que dizem as cores da sua identidade visual



A psicologia das cores é o estudo que mostra como nosso cérebro enxerga uma cor através das sensações que ela traz. Segundo o estudo, as cores nos influenciam, por isso, que existe o branding, processo de criação de uma marca que envolve tudo, inclusive as cores.

 

Para o design, a psicologia das cores é fundamental para a composição de um layout, as cores certas têm o poder de tornar o ambiente e ou material muito mais atrativo e até proporcionar conforto aos olhos de quem vê.
 
Segundo uma pesquisa do especialista em marketing digital, Neil Patel, 93% dos compradores consideram a aparência de uma marca fator importantíssimo para a decisão de compra, ou seja, as cores interferem diretamente na decisão de um cliente, mesmo que ele não saiba.
 
Veja o que cada cor representa e descubra agora o que as cores da sua identidade dizem sobre o seu negócio. Se a percepção for diferente do que você gostaria, nada que um redesign ou rebranding não resolva.


 
Amarelo
Sabedoria, alegria, conhecimento, otimismo, juventude, imaginação, esperança, verão. O amarelo estimula o apetite e a imaginação. No marketing é usado para chamar a atenção.
 
Verde
Esperança, cura, dinheiro, sorte, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza, meio ambiente, saúde, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade. Pela simbologia da cura, esperança e saúde, muitos hospitais e clínicas usam verde.
 
Laranja
Energia, extravagância, diversão, humor, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão. O laranja é alegre, enérgico, desperta o ânimo e a criatividade.
 
Vermelho
Paixão, calor, sangue, erotismo, sensualidade, alerta. É a cor mais quente da paleta. No mercado ela representa paixão e fome, o que ajuda a explicar a escolha de marcas como Burger King e Mc Donalds.
 
Azul
Confiança, lealdade, calma, limpeza, ordem, espiritualidade, paz, harmonia, tecnologia, segurança. Em geral, o azul é reconhecido por reduzir a fome, por isso, também, quase não existem marcas de alimentação com as cores azul.
 
Roxo
Mistério, intimidade, magia, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, poder, sensibilidade. Ótima cor para spas, salões, clínicas de beleza e estética.
 
Rosa
Amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade. Uma boa cor para ambientes femininos, delicados, sensuais ou inocentes, depende da tonalidade da cor.
 
Marrom
Materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade. Para ambientes mais sóbrios e sofisticados, o marrom é o ideal.
 
Preto
Poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, anonimato, profundidade, estilo. A cor mais poderosa da paleta. Associada a poder, elegância e força. Considerada um tom masculino, mas obviamente possibilita combinações que podem ser aplicadas em ambientes femininos também.
 
Branco
Proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento, frio. Cor neutra boa para ser usada quando a intenção é destacar outras cores ou conteúdo.
 
Todas as cores possibilitam combinações que alteram a percepção. Um bom profissional de branding e design pode auxiliar quanto às possíveis combinações e estudo da sua marca.
GRAFICA GIGIO LTDA. CNPJ: 32.300.767/0001-22
MOGI PLAZA, BOX 91. RUA CASAREJOS, 271 - VILA MOGILAR
MOGI DAS CRUZES / SP - CEP: 08773-300
Fixo (11) 4790-8000
WhatsApp (11) 95034-4010
contato@gigiografica.com.br
Atendimento em dias úteis, de 2ª à 6ª-feira, das 8:00 às 18:00 horas
Gráfica Gigio