4 principios basicos para um Planejamento Visual perfeito
O planejamento visual de um material gráfico (banner, folder, cartaz, flyer, ou qualquer outro impresso ou digital) requer quatro princípios básicos de design, são eles:
1. Contraste
Contraste é a mais importante atração visual de um material. Ele tem como objetivo evitar elementos parecidos. Se os elementos não forem os mesmos, eles devem ser completamente diferentes. Caso contrário, cria-se o ‘conflito’.
Exemplo: Uma letra grande contrastando com uma pequena, uma cor fria com uma cor quente, e por aí vai. É o contraste que faz um design ficar marcante.
2. Repetição
Repetir os elementos visuais e espalhar pelo material. Exemplo: cor, forma, textura, tamanho, fontes. A repetição é uma forma de organizar e dar harmonia ao material. De acordo com esse princípio, algum elemento deve se repetir na arte.
3. Alinhamento
O responsável pela aparência organizada, limpa e suave. Cada elemento deve ter ligação, alinhamento com outro do material.
4. Proximidade
Itens relacionados entre si devem ser agrupados para ajudar a organizar as informações e facilitar a leitura.
Um planejamento visual perfeito requer estudo, prática e capacitação de quem vai executar. Sabendo os quatro princípios básicos, já se tem uma boa noção de como deve ser o resultado final do material gráfico ou digital da sua empresa.